Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA UFF

Docentes

  • Profª Drª Dalva Calvão logolattes

dalvacalvao@terra.com.br

Professora Associada de Literatura Portuguesa da UFF. Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela UFRJ. Pós-Doutorado em Literatura Portuguesa na PUC-Minas. Sub-coordenadora do NEPA. Coordenadora do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. Colaboradora do grupo de pesquisa “De Orfeu a Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas”, da PUC-Minas, sob a coordenação da Profª Drª Lélia Parreira Duarte.

 

Linhas de Pesquisa: Perspectivas teóricas dos estudos literários; Literatura, outras artes e indústria cultural

 

Temas de interesse: Ficção portuguesa contemporânea, com ênfase nas obras de Mário Cláudio, Agustina Bessa-Luís, António Lobo Antunes, José Saramago e Maria Gabriela Llansol. Releituras do barroco na narrativa contemporânea. O romance português contemporâneo e a estética neobarroca. Escrita e representações da morte. Dimensão dialógica e crítica do romance.

 

Projeto de pesquisa: Do barroco ao neobarroco: configurações da ficção portuguesa contemporânea.

 

 

 

  • Profª Drª Ida Maria Santos Ferreira Alves logolattes

idalves@vm.uff.br

Professora Associada de Literatura Portuguesa da UFF, onde leciona desde 1993. Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela UFRJ (2000), com a tese: “Carlos de Oliveira e Nuno Júdice: personagens da linguagem”. Pós-Doutorado em Literatura Portuguesa na PUC-MG,  sob supervisão da Profa. Dra. Lélia Parreira Duarte. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA. Coordenadora do Núcleo Literatura Portuguesa do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras – PPRLB, com sede no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. Coordena com a Profa. Celia Pedrosa (UFF) o grupo de pesquisa Poesia e Contemporaneidade (UFF-CNPq). Coordena também com a Profa. Marcia Manir (UFMA) o grupo de pesquisa Literatura e Paisagem. Integra como colaboradora o grupo de pesquisa “Máscaras de Perséfone: figurações da morte nas literaturas portuguesa e brasileira contemporâneas”, PUC-MG. Pesquisadora 2 do CNPq.

 

Linhas de pesquisa: Perspectivas teóricas dos estudos literários; Literatura e vida cultural; Literatura, outras artes e indústria cultural.

 

Temas de interesse para pesquisa: poesia portuguesa moderna e contemporânea; poesia portuguesa do século XIX; poesia e crítica na contemporaneidade; poesia e relações culturais; poesia e visualidade: espaço e paisagem; poesia e configurações da subjetividade; poesia e figurações da morte;  relações luso-brasileiras no âmbito da produção poética  dos séculos XIX e XX; estudos comparados de poesia.

 

Projeto de pesquisa atual: Visualidade e experiências do urbano na poesia portuguesa contemporânea (projeto apoiado pelo CNPq para o triênio 2011 a 2014).

 

 

 

  • Profª Drª Iris Maria da Costa Amâncio logolattes

irisamancio@vm.uff.br

Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas (1996) e doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Publicou artigos sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa em livros, jornais e revistas especializadas, nacionais e estrangeiros. É integrante do Núcleo de Estudos de Literaturas Portuguesa e Africanas – NEPA/Letras/UFF, do Núcleo de Estudos das Relações Étnico-Raciais e de Gênero – NERA/FaE/UFMG e do Núcleo Africanidades e Brasilidades – NAFRICAB/Letras/UFES.  Participa de diversas iniciativas socioculturais e científicas, no Brasil e no exterior, voltadas para Literaturas Africanas e Afro-brasileira, assim como para as relações étnico-raciais em contextos da Educação.

 

Linhas de pesquisa: Literatura e vida cultural; Literaturas e outras artes.

 

Temas de interesse para pesquisa: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Literaturas Africanas e da Diáspora Negra; Estéticas literárias africanas e afro-brasileira;  Culturas e etnicidades africanas; Tradição oral e suas performances na literatura e no teatro africano e afro-brasileiro; Identidades e Alteridades; Colonialidades e pós-colonialidades; Resistência negra e intelectualidade negro-africana.

 

Projetos de pesquisa atuais: Para Ler o Teatro Angolano: performances da tradição oral Bantu na dramaturgia de José Mena Abrantes (UFF/GLC/2010-2012) ; De Afr-, África e Afro-Brasilidades: interlocuções e tensões semânticas entre os conceitos de Literaturas Africanas, Literatura Negra e Literatura Afro-brasileira em contextos de implantação da Lei 10.639/2003. (UFF/CNPq/Grupo de Pesquisa “África, Brasil, Portugal: Interlocuções Literárias”/ 2012-2014)

 

 

 

  • Profª Drª Laura Cavalcante Padilha logolattes

lcpadi2@terra.com.br

Doutora em Letras, Professora Adjunta IV de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, Pesquisadora do CNPq. Atual coordenadora do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA / UFF, é membro do Conselho do Centro de Estudos Afro-Asiáticos do Centro Universitário Cândido Mendes. É autora de mais de 30 ensaios e/ou artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros e comunicações, perfazendo mais de 100 textos científicos.

 

Linha de pesquisa: Literatura e vida cultural

 

Temas de interesse para pesquisa: literaturas africanas de língua portuguesa; literaturas comparadas de língua portuguesa; pressupostos críticos africanos; o cânone e as literaturas emergentes; alteridade e representação; a questão pós-colonial e a análise dos espaços ficcionais, em seus vários níveis.

 

Projeto de pesquisa: Espaços angolanos em novos mapas e relatos ficcionais (projeto individual integrado ao geral intitulado Cartografias identitárias: novas negociações de sentido nas literaturas de língua portuguesa) – Apoiado pelo CNPq, com bolsa de pesquisa (nível 1-B) – período: agosto de 2003 a fevereiro de 2007.

 

 

  • Prof. Dr. Luís Claudio de Sant’Anna Maffei logolattes

luis.maffei@terra.com.br

Professor Adjunto I de Literatura Portuguesa. Doutor em Literatura Portuguesa pela UFRJ, com a tese Do mundo de Herberto Helder, mestre em Literatura Portuguesa pela UFRJ, com a dissertação Do mundo, de Herberto Helder. Atua na Graduação e na Especialização. É membro do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras –PPRLB, com sede no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, e curador da série de novíssima poesia portuguesa Portugal, 0, da editora Oficina Raquel. Publicou dois livros de poemas: A, em 2006, e Telefunken, em 2008 (edição portuguesa, 2009).

 

Linhas de pesquisa: Literatura e vida cultural; Literaturas e outras artes.

 

Temas de interesse para pesquisa: Poesia portuguesa, especialmente séculos XX e XXI; poesia e crítica literária; poesia e erotismo; literatura e manifestações culturais; literatura e futebol; poesia e economia; poesia contemporânea e tradição.

 

Projeto de pesquisa: “Dinheiro, mercado e valor na moderna poesia portuguesa: uma estranha necessidade”, projeto individual.

 

 

 

  • Profª Drª Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira logolattes

maluciao@hotmail.com

Professora Associada de Literatura Portuguesa e Literatura Africana da UFF. Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1997) com a Tese: “Tempo e voz: o percurso trágico-ideológico na narrativa de José Saramago”. Mestre pela Universidade Federal Fluminense (1991) com a dissertação: “Leituras da pátria portuguesa; A Jangada de Pedra”, de José Saramago; graduada em Letras pela UFF (1975). Como professora da Graduação, da Especialização e do Mestrado, tem enfatizado nos seus cursos a leitura de obras de José Saramago. Coordenou o processo de outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao escritor em 1998. É Coordenadora da Graduação em Letras da UFF.

 

Linha de pesquisa: Literatura e vida cultural; Perspectivas teóricas nos estudos literários.

 

Temas de interesse para pesquisa: literatura e história; literatura e ética; literatura e sociedade; literatura e subjetividade.

 

Projeto de pesquisa: Escrita e sujeito: resistência e utopia  no romance português contemporâneo.

 

 

 

  • Profa. Dra. Renata Flavia da Silva logolattes

renataflaviadasilva@gmail.com

Professora Adjunta de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da UFF. Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ, tendo defendido Tese intitulada “Quatro passeios pelos bosques da ficção angolana” (2008). Mestre pela UFRJ, com a Dissertação “José Eduardo Agualusa: as fronteiras perdidas entre a história e a ficção” (2002). Coordenadora do Curso de Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África. Colaboradora do grupo de pesquisa “África, Brasil, Portugal: Interlocuções literárias” (UFF/CNPq), sob a coordenação da Professora Doutora Laura Cavalcante Padilha.

 

Linhas de pesquisa: Pespectivas Interdisciplinares dos Estudos Literários.

 

Temas de interesse para pesquisa: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Ficção contemporânea e representações espaciais, com ênfase na Literatura Angolana. História e memória. Identidades e alteridades. Infância e Pós-colonialismo.

 

Projeto de pesquisa: A Literatura angolana e seus espaços ficcionais: representações da contemporaneidade.

 

 

 

  • Prof. Dr. Silvio Renato Jorge logolattes

silviorjorge@terra.com.br

Professor Associado de Literatura Portuguesa e Literatura Africana da UFF. Doutor em Letras pela UFRJ, tendo defendido Tese em Literatura Portuguesa com o título de “Representações do outro: diferença e descentralização no romance de Olga Gonçalves”. Desenvolveu Estágio de Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, sob supervisão do Prof. Dr. Benjamin Abdala Jr. em 2003. Realiza, no primeiro semestre de 2009, estágio de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob supervisão de António de Sousa Ribeiro e Maria Irene Ramalho. Leciona em turmas de graduação e de pós-graduação – stricto e lato sensu – e desenvolve projeto de pesquisa intitulado “Demandas do contemporâneo: mapas, trajetos e memórias nas literaturas de língua portuguesa”. Este projeto tem por objetivo geral analisar, comparativamente, romances produzidos no Brasil, em Portugal e na África de língua portuguesa que problematizem a crescente diluição das fronteiras no mundo contemporâneo, bem como as diversas formas encontradas pelo indivíduo para interagir com as novas relações entre espaço, tempo, imagem e memória e é apoiado pelo CNPq, através de bolsa de PQ para o pesquisador, e pela FAPERJ, através da concessão de duas bolsas de Iniciação Científica. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF.

 

Linhas de pesquisa: Perspectivas interdisciplinares dos estudos literários

 

Temas de interesse para pesquisa: narrativa portuguesa, moçambicana e angolana contemporâneas; a teoria Pós-colonial; a literatura anti-colonial; aspectos relacionados ao estudo da literatura que tematiza o exílio e a emigração; poesia africana de língua portuguesa; fronteiras e deslocamentos culturais; narrativa e memória; o espaço social e sua representação. Autores de interesse: Olga Gonçalves, Mário Cláudio, António Lobo Antunes, João Paulo Borges Coelho, Paulina Chiziane, Pepetela, José Craveirinha, Rui Knopfli, Francisco José Tenreiro, Conceição Lima.

 

Projeto de pesquisa: De volta à África: o colonial e o pós-colonial (Projeto apoiado pelo CNPq com bolsa de Pesquisador 2, para o triênio 2010-2013).

Translate »